segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Angelim. Esse Ronaldo Respeita o Flamengo!

Há tempos queria escrever sobre isso... aí vai! Esse texto reflete bem o meu "status" sobre o falecido assunto :)

.

Antes de mais nada, é bom ressaltar que R9 pode jogar onde quiser, quando quiser e como quiser. Isso é direito dele. Se o Andrade jogou no Vasco, tendo sido inclusive campeão brasileiro por lá e hoje é tratado, merecidamente, como monstro-sagrado do Flamengo, por quê Ronaldo, que não fez nada mais pelo clube do que qualquer jogador-torcedor, não pode ir para outra equipe?

Vivemos cobrando profissionalismo de jogadores, mas quando um deles decide seguir sua vida, logo jogamos na cara que ele disse isso ou aquilo. Hipocrisia no dos outros é refresco.

Mas, ainda assim, não há como não lamentar a decisão do Fenômeno em ir para o Curintia. Não pelo time em si, acho que se merecem e explicarei depois, mas pela forma como foi conduzido. Essa não é uma negociação da noite para o dia. Com certeza estavam conversando há tempos enquanto o Flamengo declarava seu desejo em contar com o jogador quando estivesse recuperado. Abriu suas portas e gastou o dinheiro que não possuía para lhe dar condições. O fez se sentir em casa.



E Ronaldo saiu pela janela. Nem mesmo se propôs a dizer “ei, obrigado por tudo, mas eu to indo embora. Não sei se conseguirei realizar meu trabalho aqui da forma que desejo, não quero conviver com atrasos de salários e torcida invadindo treino. Por isso, vou procurar outro canto e estou negociando com um time brasileiro, ok?”. Pronto, simples, honesto e honrado. O Flamengo que se virasse para dar suas explicações de araque para a torcida e inventasse desculpas esfarrapadas para disfarçar o óbvio.

Só que Ronaldo, mais uma vez em sua vida, preferiu o outro lado e de novo destroça sua imagem pré-fabricada de bom moço. A amizade ferrenha com Pitta e Martins, os casamentos fracassados por chifres em demasia, a Ferrari nas ruas do Rio, os 90 kg na Copa de 2006, as barrigas, os cigarros, os travecos… agora a dissimulação. Como acreditar em qualquer coisa que Ronaldo falará daqui em diante? Qualquer uma? O que Ronaldo pode dizer que o atraiu no Curintia, que o Flamengo não poderia oferecer?

Time para ser campeão? O paulista ganhou a Serie B, com louvor, mas a Serie B. Terá que se refazer completamente para disputar o campeonato de gente grande. O Flamengo não venceu a Serie A, mas seu time é melhor do que o corintiano e ainda há de se reforçar, talvez, não sei, quem sabe?

Torcida? Ronaldo é carioca, é Flamengo, é fã de Maracanã e gosta de jogar sempre para os mais populares. E escolheu o segundo mais popular, cuja torcida não só invade treino, como campo de jogo em caso de derrota.

Estádio? O Flamengo não tem. Nem o Curintia.

Salários? O Curintia também os atrasa. Na Serie B, com uma folha salarial menor devido aos custos e receitas da competição, segurou a onda. Mas agora que subiu vai inflacionar tudo de novo. Por mais que o dele não demore a pingar, graças à patrocinadores, o do time não terá essa garantia. E a bola começará a chegar menos aos seus pés.

Competição? O Curintia e o Flamengo disputarão exatamente as mesmas, exceção, claro, dos estaduais. Se ele quer algo mais fácil para retomar a carreira, o carioca estava na medida para brilhar e jogaria apenas no Maracanã, no máximo Engenhão ou Édson Passos.

Vida noturna? São Paulo é melhor, mas para um cara como Ronaldo, a Vila Olímpia está a apenas 50 minutos da Barra da Tijuca.

Seleção? Basta saber que a CBF e a Globo ficam no Rio.

Nike? É a mesma no Flamengo, mas alguma sapiência achou que era de bom tom romper do nada o contrato.

Proposta? Aí sim. O Curintia apresentou uma proposta. Ponto. O Flamengo deitou. Essa foi a diferença. Alguém no time paulista pensou na hipótese e correu atrás. No Rio, ficaram esperando eternamente até que Ronaldo os chamasse à mesa. Contaram com o tal cósmico. Agora estão surpresos. Como ficaram surpresos com Cabanas. Como ficaram surpresos com o Goiás, o Atletico Mineiro.

Mais um ano de falácias. Só do Kleber Leite já foram cinco. Disse que o time não jogaria na altitude e jogou. Disse que Romário encerraria a carreira no Flamengo, para desgosto de muitos como eu, e não aconteceu. Tivemos que ouvir Eurico tripudiar. Disse que venderia Renato Augusto para contratar Felipe, Wagner Love e formaria uma Seleção.Trouxe Vandinho, Josiel, Fernandão e outros, os mais cotados para subir na barca 2009. Disse que Caio Jr era seu treinador até o ano que vem e triplicou seu salário para garantir. Hoje já conversa com outros nomes. E disse que, no Brasil, Ronaldo só jogaria no Flamengo.

Mas Ronaldo também disse. Se declarou “n” vezes. Disse inclusive que pensava em encerrar a carreira, mas queria jogar no Flamengo antes. Nos colocou até na Pole-Position. Mas como o carro rubro-negro é rápido como um Lada e o motorista tem mais pontos perdidos na habilitação do que o Edmundo, rodamos na primeira curva.

Ao Flamengo, obrigado por mais um mico em 2008. O ano que vem promete e estamos ansiosos pelas novas bravatas que a torcida vai comprar como água em Bangu. E não duvido que ouviremos essa história novamente muito em breve.

Ao Ronaldo, vá pro Curintia e fique. Um clube que teve título bancado pela máfia russa e venera entre outros, Marcelinho Carioca, Edílson, Vampeta e Rincón vai te receber de braços abertos. E que você nunca mais diga que confundiu as bolas que contratou nas ruas.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário